9 Dicas Para Conduzir Em Segurança.

Como o nome sugere, condução segura é um conjunto de atitudes que visa garantir mais segurança ao motorista, passageiros e ao trânsito de um modo geral. Essas ações ajudam a evitar acidentes e podem estar relacionadas ao cuidado com o veículo, ao cuidado com a carga, ao comportamento do motorista e também à sua própria experiência.

1. Fazer manutenção preventiva

A manutenção preventiva está totalmente ligada ao conceito de condução segura. Isso porque, no momento da revisão, o mecânico consegue diagnosticar itens que estão próximos ao fim de sua vida útil. Assim, eles devem ser substituídos antes que parem de funcionar – e, consequentemente, comprometam a segurança do veículo.

É o caso das lonas e pastilhas de freio, por exemplo. Responsáveis por criar o atrito com a roda e imobilizá-la gradativamente, essas peças se desgastam. Na manutenção preventiva, são trocadas antes que percam sua eficiência de frenagem.

2. Prestar atenção nos pneus

Por falar em prevenção, prestar atenção nos pneus é uma atitude fundamental de quem procura a condução segura. Afinal, pneus bem calibrados e em condições adequadas de utilização ajudam o condutor a controlar melhor o carro.

Nesse sentido, vale lembrar que pneus em condições irregulares – ou seja, com a calibragem incorreta e desgastados – não obedecem aos comandos de direção e frenagem. Isso significa que aumentam as chances de acidentes causados por derrapagem e falta de freio, especialmente se a pista estiver molhada.

3. Respeitar limites de velocidade

Quanto à conduta do condutor para promoção da condução segura, respeitar os limites de velocidade entra como uma atitude fundamental. Isso porque esses limites condizem com as condições da via – como inclinação, visibilidade, raio das curvas e movimentação de outros veículos ou pedestres – e existem para que todos possam transitar pelo espaço de forma a evitar colisões, choques e capotamentos.

4. Redobrar a atenção nas ultrapassagens

Ultrapassar de forma segura significa realizar a manobra apenas em locais permitidos – e mesmo neles, só quando a visibilidade for total. 

5. Conduzir em condições físicas e emocionais adequadas

Além de ser crime, conduzir sob efeito de álcool ou drogas é uma atitude que coloca em alto risco a vida do condutor, dos passageiros e de outras pessoas que transitam no percurso. O mesmo ocorre quando o motorista está com suas capacidades comprometidas por conta de sono ou de forte indisposição física e emocional.

Sendo assim, conduzir é uma atividade que exige do condutor sobriedade e bem-estar.

6. Reduzir velocidade em caso de chuva

A condução segura também conta com comportamentos preventivos relacionados às condições climáticas. Por isso, em caso de chuva – quando as chances de derrapar aumentam – a dica é reduzir a velocidade e redobrar a atenção.

E se a chuva engrossar a ponto de prejudicar demais a visibilidade, procurar um lugar seguro (ou seja, estacionamento) para se abrigar até o temporal passar é a melhor alternativa.

7. Usar cinto de segurança

Além de obrigatório por lei, o cinto de segurança entra como um dos principais aliados da condução segura – no caso de acidente, ele reduz em até 50% o risco de morte para quem está no banco dianteiro e em até 75% para passageiros do assento de trás, segundo levantamento da Organização Mundial da Saúde.

Portanto, ao entrar no carro é indispensável que motorista e passageiros coloquem o cinto e só o soltem quando o carro estacionar definitivamente.

8. Mão no volante e atenção no trânsito

Esteja sempre com as mãos no volante e evite tirá-la para outras coisas além de trocar a mudança.

Em um momento de risco é essencial que você esteja apto a manobrar rapidamente, de forma prevenir uma colisão ou outros acidentes. Por isso, jamais utilize o celular ou fique com outros objetos que impossibilitem sua mão de desenvolver corretamente a atividade que você está fazendo.

É comum também que utilizemos o GPS ou outros aplicativos de localização no smartphone que nos auxiliam a chegar ao nosso destino.

Por isso, mantenha o hábito de prepará-los antes de colocar o veículo em movimento e jamais utilize o celular enquanto dirige. O dispositivo utilizado para acessar o GPS, deve estar obrigatoriamente fixado ao para-brisa.

9. Conheça bem as leis de trânsito

A sinalização deve ser utilizada sempre que o motorista for realizar uma conversão, mudar de pista de rodagem ou estacionar. Usar a seta é obrigatório para que os veículos ao seu redor estejam previamente cientes da sua manobra.

Ao mudar de faixa, verifique primeiro se ela está livre e se você entrará numa velocidade e distância adequadas em relação aos outros veículos. Esse hábito fará com que você veja e seja visto, o que é a melhor forma de evitar manobras bruscas de todos no trânsito.

E jamais ultrapasse pela direita ou em locais onde não é permitido. Não coloque em risco a vida das pessoas no seu carro e nos outros que estão ao seu redor. Conduza na velocidade permitida e pelas faixas corretas.

Condução segura!