O Que São Pneus Radias?

ORIGEM DOS PNEUS RADIAS.

Os pneus radiais são um tipo de pneu desenvolvido na década de 1940 pela empresa francesa Michelin, que buscava uma solução para reduzir o desgaste e melhorar a aderência ao solo dos pneus. 
Esse pneu possui uma estrutura diferente dos pneus convencionais. No caso, ele conta com uma tecnologia que consiste em um conjunto de camadas de borracha dispostas de forma radial em relação ao eixo do pneu. 
Na sua construção, esse modelo de pneu tem uma estrutura composta por lonas de poliéster e fios de aço que são cruzados em um ângulo de 90 graus em relação ao sentido de rolagem do pneu. 
Além disso, esse tipo de pneu conta com um cinto de aço que é posicionado sobre a carcaça do pneu. 
Assim, por conta dessa estrutura mais reforçada, os pneus radiais possuem uma maior resistência, estabilidade, aderência e durabilidade em comparação aos pneus convencionais.

QUAL A DIFERENÇA DE UM PNEU RADIAL PARA UM COMUM?

Após entender o que é um pneu radial, vale compreender com mais detalhes quais as suas diferenças para um modelo convencional.
No caso, a principal diferença entre esses dois tipos de pneus está em suas estruturas internas. 
Enquanto os pneus convencionais possuem uma estrutura diagonal, com camadas de borracha dispostas em um ângulo de 40 graus, os pneus radiais possuem uma estrutura radial, com camadas de borracha posicionadas em um ângulo de 90 graus em relação ao eixo do pneu.
Outra diferença entre os pneus radiais e convencionais está no desenho da banda de rodagem de cada um deles. 
Os pneus radiais possuem um desenho mais moderno, agressivo e “quadrado”, que ajuda a garantir uma melhor aderência em diferentes tipos de superfícies. 
Além disso, a disposição dos sulcos nos pneus radiais é feita de maneira mais espaçada e assimétrica, o que permite:

Uma melhor dispersão da água em dias de chuva.
 
Menos ruído durante a rodagem.
 
Uma melhor distribuição da carga sobre a superfície do pneu.
 
Tecnicamente falando, os pneus foram feitos para rodar com a sua base, a sua banda de rodagem, perfeitamente apoiada no chão. E isso é o que ocorre com o pneu radial.
Já o pneu convencional, devido a sua construção, não fica o tempo inteiro com a sua banda apoiada no chão. É por esse motivo que o modelo radial costuma ser mais atrativo e benéfico para veículos.